quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cuidados Essenciais II

Este é um dos cuidados essenciais que nós, cães, não gostamos apesar de sabermos que nos podem evitar otites, inflamações graves ou até sarna dos ouvidos, entre outras, algumas hereditárias. Cães com orelhas grandes, peludas e caídas precisam de atenção redobrada. Tal como nos humanos não deve ser feita com cotonetes, nenhum objecto deve ser inserido no ouvido. Podemos encontrar várias loções próprias (ceruminolítico, que  remove o cerúmen) para a higienização dos nossos ouvidos.
Como se faz?
Coloque o seu amigo no colo, apoiando a cabeça do animal na sua perna, dobre a sua orelha para cima, deixando-a aberta para que se veja o conduto auditivo.
Faça uma bola de algodão e embeba-a na solução para a limpeza da região. Sem forçar limpe a região visível de forma delicada, retirando o máximo possível de cera e sujidade acumulada. Em alguns casos é recomendável deitar uma ou duas gotinhas do produto no canal auditivo, massajando levemente a orelha, garantindo, assim, uma limpeza mais profunda.  O produto escolhido deve ser aconselhado por um veterinário, próprio para cães, assim como o número de vezes, já que há cães que necessitam dela mais vezes e outros menos. 

Este é um dos cuidados que não me agrada mas, como confio plenamente nos meus donos, aguardo pacientemente que eles acabem a tarefa mas, nem todos somos iguais, sei que há amigos meus que podem ser muito agressivos, há, portanto, que ter cuidado. 
Fica um vídeo ilucidativo.
Brown Maria