terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dia Internacional do meu Grande Amigo Dinis

Hoje é o Dia Internacional do Gato. Quem lê, habitualmente, este blog sabe que tenho vários amigos gatos.
O Dinis é o que mais está ligado a mim. 







O Dinis e o Gatuzo dão-se pessimamente. São rivais. No nosso mundo também existem rivalidades e neste caso, sendo dois machos, não se podem ver. Quando eram pequeninos eram grandes amigos. Andavam sempre os dois e a Princesa é que andava sozinha.



Este dia foi criado em 2002, pela International Fund for Animal Welfare, para celebrar o animal de estimação mais popular do mundo. O gato é tão amado que não tem apenas uma data de celebração: a 17 de fevereiro também se celebra o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa aos animais, para proteger os gatos de perseguições e para promover as adopções de felinos.
Na quinta temos mais um gato, filho da Marlene, o Noé. Noé porque foi filho único e fez tudo sempre sozinho desde brincar até descobrir os recantos da quinta. Tem três mesinhos. A foto dele fica para uma próxima publicação. 
A Marlene quando era Pequenina.

Voltando ao Dinis, muito mimado, nota-se na maneira como mia. 


Gostariam de saber porque eles miam e o que significa cada miado? 

Segundo Arden Moore, autora do livro The Cat Behavior Answer, “os gatos são capazes de fazer pelo menos 30 sons, incluindo pelo menos 19 variações de um simples miado”.
Seguem dez variações dos seus miados:

1) Estou magoado – Se o seu gato de repente começa a miar excessivamente, leve-o para ser examinado por um veterinário. O miado do gato pode indicar que há algo clinicamente errado, especialmente se o comportamento não é típico. “Muitas doenças podem fazer com que o gato sinta fome, sede ou dor, tudo que possa levar a um miado excessivo”, aconselha Web MD.

2) Só estou dizendo oi – Frequentemente um gato mia para seu humano quando ele chega em casa, diz o site a ASPCA, seja para cumprimentá-lo quando vocês se veem na casa ou no quintal.

3) Quero comida – O miado “estou com fome” é provavelmente um que os donos de gatos conhecem bem. “Muitos gatos sabem como dizer a sua família que está na hora do jantar”, diz a produtora sênior da Petfinder.com, Jane Harrell. “Minha gata Mojo corre ao meu redor, miando o tempo todo quando pensa que o jantar atrasará”.

4) Preste atenção em mim – Às vezes, os gatos falam simplesmente porque querem a sua atenção – e aprendem que miando eles conseguem. “Os gatos muitas vezes miam para começar a brincadeira, carinho ou para que você possa falar com eles”, explica Web MD.

5) Deixe-me entrar – “Se uma porta está fechada, os gatos podem miar para você abri-la”, diz Harrell. “Eu tenho uma gata adotiva que mia toda vez que fecho a porta do quarto. Ela não quer entrar – ela simplesmente não gosta de ver a porta fechada”.

6) Estou com calor – Uma gata com calor poderá miar incessantemente, diz Moore. “Outra boa razão para pulverizar!”, ela acrescenta.

7) Estou estressado – Segundo o WebMD os gatos que estão estressadas podem tornar-se mais vocais que o normal. Você pode ter vivenciado essa experiência com um gato miando alto no carro a caminho do veterinário, por exemplo.

8) Estou Irritado – “Gatos irritados e agitados, muitas vezes começam uma gritaria se sentirem-se ameaçados o suficiente para atacar”, diz Moore. Ela descreve esse miado mal como um som mais grosso.

9) Eu não quero ficar sozinho – De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Ohio, quando alguns gatos são deixados sozinhos por longos períodos de tempo, podem tornar-se ansiosos e, entre outras coisas, miarem excessivamente.

10) Estou ficando velho – “Maior vocalização é bastante comum em gatos idosos”, diz o Dr. Arnold Plotnick do Manhattan Cats e veterinário perito do catchannel.com. Conforme os gatos envelhecem, o Dr. Plotnick explica que eles podem apresentar uma diminuição da função cognitiva, demonstrado isso de várias formas, inclusive miando alto.